Resenha #73 - Almanegra (Jodi Meadows)

| |


Título original: Asunder
Série: Incarnate #2
Editora: Valentina
Ano: 2015
Tradução: Bruna Hartstein
Páginas: 336

Essa resenha NÃO contém spoiler desse livro ou do primeiro livro da série. Mas se ainda não leu o anterior, recomendo que pule a sinopse.



Ana sempre foi a única. Marginalizada. Apartada. E, para piorar, após o Escurecimento do Templo causado por seu pai, vários cidadãos de Heart a culpam pela perda definitiva de algumas almas, as almasnegras — e pelas almasnovas que nascerão em seu lugar. SOMBRAS Muitos temem a presença de Ana, um lembrete constante das mudanças irreversíveis. E quando as sílfides começam a se comportar de maneira diferente em relação a ela, Ana terá que aprender não apenas a se defender como àqueles que não podem fazer isso por si mesmos. AMOR Ana aprendeu desde cedo que os sem-alma não podem amar. Mas, e as almasnovas? Mais do que tudo, ela deseja ter a chance de viver e amar como qualquer outro cidadão de Heart, porém mesmo depois de Sam declarar seus mais profundos sentimentos, será que ela conseguirá superar uma vida inteira de rejeição e aceitar o amor? Almanegra explora a beleza e as profundezas sombrias da alma, numa história que é ao mesmo tempo um romance épico e uma fantasia cativante.

Livro enviado em parceria com a Editora Valentina para resenha


Almanegra é o segundo volume da trilogia Incarnate de Jodi Meadows.Não dá para falar muito do enredo sem acabar soltando spoiler desse ou do primeiro livro, mas em Almanegra veremos Ana tentando lidar com as consequências dos último eventos ocorridos em Almanova. A vida a que os moradores de Heart estavam acostumados já não é mais a mesma, e eles terão que aprender a lidar com as mudanças. Entretanto, isso não será uma tarefa muito fácil. 

Nesse segundo volume conseguimos entender um pouco melhor como Ana surgiu, uma Almanova (alguém que não não reencarnou nos últimos cinco mil anos), como aconteceu o último evento do livro anterior, e saberemos um pouco sobre os mistérios escondidos atrás do templo de Heart e o ser superior Janan. O livro é envolto em mistérios e novas descobertas. Ao contrário do primeiro livro, gostei bastante das explicações que foram dadas nesse segundo volume. 

Se Ana já não era muito aceita no primeiro livro pelo fato de ter tomado a vida de uma alma antiga, não permitindo que essa renascesse, em Almanegra a situação é ainda mais grave. Ana é culpada por essa nova situação que a cidade está vivendo. Ela sofre agressões físicas e verbais e se verá em uma missão de não apenas ter que proteger a si mesma, mas outras pessoas também. Esse livro é um exemplo de como as pessoas lidam com aquilo que não compreendem: a violência, a intolerância, o ódio, está tudo presente nesse volume. E algumas situações foram tão extremas que pareceu que eu estava sofrendo tudo aquilo. 

Ana continua sendo uma personagem forte e determinada, e agora percebemos como ela se preocupa com os outros. Se no primeiro livro ela queria descobrir quem ela era, nesse segundo volume, ela terá que lidar com as consequências de ser quem ela é. Ela é verdadeira. Ela ainda possui dificuldade de confiar nos outros, mas isso já não me irrita mais, e é muito bom ela aprendendo a confiar em outras pessoas e fazendo amizades.

O Sam continua aquele amorzinho do primeiro livro, sempre disposto a seguir Ana para onde ela for e a defendê-la de todas as formas. Entretanto, nesse livro eu achei ele um pouco mais fechado, mais introspectivo. Ele revela seus verdadeiros sentimentos pela Ana, mas ela ainda tem um pouco de dificuldade de lidar com eles. O romance entre os dois ainda existe, mas ele sofreu uma estagnada diante de tudo o que está acontecendo. Há uma cena em que ele mostra o seu lado mais vulnerável e que na realidade foi umas das partes mais difíceis do livro para mim.

Os personagens secundários continuam sendo bem desenvolvidos, e há um novo personagem que me conquistou totalmente e estou muito curiosa para saber o destino dele no próximo livro. A narrativa segue o mesmo ritmo do anterior, em primeira pessoa, continuamos acompanhando as descobertas de Ana pelo seu ponto de vista. Aprendemos mais sobre a estrutura de Heart e sobre o processo de reencarnação das almas. E como eu disse na resenha do primeiro livro, e relembro aqui, pois sei que tem gente que não curte muito o assunto de reencarnação, o livro é puramente de fantasia, a visão da reencarnação aqui não está relacionada com religião, embora os habitantes de Heart acreditem em um ser superior.

A diagramação segue o padrão do primeiro livro, mas em vez da borboleta a cada início de capítulos veremos agora uma flor, que terá um simbolismo bem importante em várias passagens do livro. A revisão está ótima, não lembro de ter encontrado erros de revisão. A narrativa da autora continua fluída e bem envolvente.



Almanegra é um livro que mostra principalmente sobre como lidar com as diferenças, sobre a força de ser você mesma apesar de todas as dificuldades. Apesar do final não ter sido eletrizante, me deixou bem curiosa para saber o desfecho em Infinita, é uma fantasia bem construída e envolvente.  






40 comentários:

  1. Olá,
    Não li o primeiro livro e nem esse, então pulei a sinopse rsrs
    Adoro livros que tem um ensinamento e como você disse que esse mostra como lidar com as diferenças, não deixando nada mudar nosso jeito de ser, mesmo com as dificuldades.
    Fiquei curiosa para conhecer esse livro e vou procurar o primeiro.
    Beijos
    Parabéns pela resenha
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  2. Ei!
    Pois vamos lá...
    Eu não conhecia o livro, infelizmente. No entanto, essas coisas espirituais nunca me atraem totalmente. Depende muito do livro. Sei que não é o foco do livro e ele aborda muito mais que isso. Como sou uma pessoa mais cética, eu fico meio que ''meh'' lendo as cenas e fico frustrada. Mas pelo o que percebi, é que o livro fala bem mais do que ''essas coisas''. Como você mesma disse, é sobre se aceitar. Acho que seria uma leitura válida para quando estivesse na vibe, afinal preconceito literário pra que né. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane, tudo bem?

      Eu entendo seu ponto de vista, e pensei como você. Mas não disse na resenha desse livro, mas disse no primeiro. Ele é uma fantasia, então a visão da reencarnação abordada pelo livro não envolve a religião, embora tenha sim um ser superior em que os habitantes acreditam. Espero que um dia possa sim ler, é uma fantasia bem construída.

      Excluir
  3. Assim como sugerido por você, pulei a sinopse.rs.
    Li a resenha e percebi que você gostou da obra. Entendi que é uma fantasia, mas acabou não me chamando muito a atenção. Não sei por que. Não foi a coisa das almas, pois isso não me perturba tanto, mas algo que não sei definir não me bateu com esse livro. Gostei dessa coisa dele falar das diferenças e ensinar um pouco a como lidar com elas, mas...
    Isso já aconteceu com você também? Você lê uma resenha, acha interessante, mas não consegue se ver lendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      Haha... entendo a sua situação e acho que já aconteceu com todo mundo.. as vezes por mais que seja um livro que me interessaria, mas não me vejo lendo... pelo menos não teria o objetivo, mas talvez se um dia aparecesse a oportunidade, quem sabe... e quem sabe isso aconteça com você. Rsrs

      Excluir
  4. Olá, quando eu conheci essa série eu nao esperava que fosse me interessar por ela, ainda não li mas estou com muta curiosidade para ler. Gostei da sua resenha, foi bem sincera e soube mostrar o que eu devo esperar da leitura.

    ResponderExcluir
  5. Preciso te parabenizar, pois fazer uma resenha de qualidade como essa, bem estruturada e elabora de um segundo volume de uma série e não soltar spoiler é uma missão quase que impossível e você conseguiu fazer isso. PARABÉNS
    Não li ainda o primeiro livro, mas sua resenha já me deixou curiosa. E adorei saber que os personagens secundários são bem desenvolvidos, eu amoooooooooo isso. Não é um livro que faz meu tipo, mas eu gostei da resenha e vou ler sim.
    Amei e parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olha primeiramente tenho que confessar que acho a capa desse livro e do primeiro MARAVILHOSAS. Eu ainda não li essa distopia, mas estou bem interessada, porque já vi muita gente falando bem dessas obras. Eu adoro livros de fantasia e acho que iria curtir a leitura, mas também vai depender muito também da narrativa que prezo, porque se for arrastada estou ferrada de sono rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/renovamos-com-geracao-editorial-muita.html

    ResponderExcluir
  7. O pessoal não pode ver uma palavra que remeta a religião que já sai falando que não lê esse tipo de coisa né? Na minha resenha de Vivian contra o apocalipse foi a mesma coisa. Só falar nisso que acham que o livro todo é só isso, sendo que é uma distopia e isso é só o pano de fundo... Mas enfim
    Essa série está há tempos na minha lista, eu espero poder ler ainda esse ano, pois adoro uma boa fantasia e essa tem sido bem recomendada.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?

    Eu já tinha visto este livro pela net, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, nem ao primeiro. A premissa do livro me chama bastante a atenção, assim como as capas lindas de viver. Parabéns pela resenha, me deixou mais instigada ainda pela leitura.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelvronacional.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oláa
    Como não li o primeiro livro segui seu conselho de pular a sinopse,cada resenha que eu leio sobre esses livros me fascina ainda mais a me aventurar na estória,não sei muita coisa mas em certo ponto do segundo livro fiquei com um,a dozinha da Ana!!
    Vou correr atrás de comprar logo esses livros e começar a leitura deles!!! Uma coisa que amo nesses livros são as capas!! Simplesmente lindas...gostei mais da capa de Almanova!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas dessa trilogia são maravilhosas mesmo, gosto de todas... mas estou louca para ver como ficará a de Infinita.

      Excluir
  10. Oie!
    Até agora eu só o li o primeiro livro e gostei muito da trama criada pela autora. Espero poder ler esse livro em breve, mas me conhecendo, vou aguardar a publicação do último volume, assim leio tudo de uma vez. Um dos meus personagens favoritos da história é o Sam, e acho adorável o jeito como ele a protege.
    Bjs!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Por onde eu andei que não conhecia essa série? Mesmo correndo o risco de comer sopiler com farinha, li a sinopse e agora quero ler desde o primeiro livro. A capa está incrivel de linda. Protagonista forte e determinada com protagonista amorzinho, preciso ler!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,
    Olha essa é uma das poucas séries lançadas pela valentina que eu tenho bastante curiosidade de ler, e acho que o maior motivo é a capa, kkkk E também porque eu adoro essa pegada de fantasia. Mesmo com essa curiosidade acredito que eu não vá ter oportunidade de fazer essa leitura nem tão cedo, então me conformo em ler excelentes resenhas. Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto esse livro algumas vezes mas não sabia do que se tratava.
    Achei a premissa curiosa, não me lembro de ter lido nada relacionado a essa questão de almas e fiquei interessada.
    Apesar disso, estou meio que dando um tempo de séries, porque tô com várias pela metade. Mas enfim, vou ler quando tiver oportunidade. Que sabe não acho uma promoção e acabo comprando hehe
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Gente essa capa é maravilhosa! Minha vontade de ler essa série está toda por causa dela.
    Eu gosto do enredo e é bom saber que nesse segundo ainda é possível ver o crescimento da personagem! Eu acho isso maravilhaso. Pra mim, é normal o segundo livro ser mais frio pra o último fechar com chave de ouro.
    Sua resenha está ótima e sem spoilers o que é maravilhoso. Espero ler em breve!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Amei a capa do livro e a diagramação ficou sensacional! Eu estou com essa série na lista a bastante tempo e sua resenha me fez ficar novamente curiosa com a história.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    "Almanova" é um livro que eu sempre quis ler, então ele está mofando na listinha de desejados já faz um bom tempo. Recentemente coloquei "Almanegra" lá também. As capas são lindas, não são?! Estou doida para conhecer a história da Ana, e doida para conhecer esse Sam, que parece ser um personagem incrível. Fico feliz que você tenha gostado desse livro, mesmo que não totalmente :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente obrigada por me avisar para pular a sinopse porque eu não li o primeiro livro e não conhecia o que acontecia e nem tenho muita vontade em saber depois de alguns comentários que vi sobre essa obra. Confesso que não me chama a atenção a história porque acho meio parecido isso de almas e tudo mais, mas quem sabe mais pra frente eu resolva dar uma chance. Sua resenha está muito boa, o livro é que realmente não faz meu estilo :/
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Espero que sim. A capa é maravilhosa, maravilhosa e fascinante mesmo, a editora Valentina se superou dessa vez. Agora em relação a história eu fiz o possivel e o impossivel para tentar gostar da história, mas não deu, tentei pensar nos pontos positivos, na trama em tudo, mas esse livro não me cativou, eu queria gostar desse livro só por causa da capa, mas não deu certo, mas quem sabe o livro em si não m faça mudar de ideia? Mesmo assim, passo a dica, beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Rafa, tudo bem??
    Eu adorei quando você escreveu a primeira resenha e amei ler seu ponto de vista nesse segundo livro... fiquei mais ainda curiosa para ler essa série, pois acho as capas lindas... bem chamativas... confesso que inicialmente não ligava muito para os livros, mas depois que li suas resenhas meu interessou completamente... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que ótimo saber mais sobre esse universo e seus personagens! Tenho muita curiosidade em conhecer a protagonista e acho o enredo envolvendo almas muito criativo! Tenho aqui o primeiro volume e pretendo lê-lo em breve, flor. Acho que vou adorar esse segundo volume, porque notei que a autora conseguiu manter a qualidade do enredo e da narrativa. Valorizo muito isso em uma sequência.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Bom... Eu não li os livros anteriores, então obrigada pelo aviso para pular a sinopse. :)
    Pelo que entendi na resenha, trata-se de uma obra com um "q" espiritual. A capa por si já me deu um pouco essa ideia, capa que inclusive achei belíssima.
    Estou encantada com essa diagramação que você mostrou, muito bem feitinha mesmo.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu acho as capas dessa trilogia lindas e só por isso compraria os livros, só para ficarem na estante kkkkk Mas além disso a premissa da história chama a minha atenção, parece ser algo interessante de acompanhar e fiquei animada ao saber que a personagem é forte e determinada.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ola lindona primeiro essas capas são maravilhosas, e o enredo dessa trilogia me deixa fascinada nascer sem alma, sem memórias é fascinante, pelo visto nesse segundo livro a autora continua prendendo a atenção do leitor. Preciso começar a ler logo. ótima resenha. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu já vi a capa dessa série por ai, e sempre fico curiosa por não saber bem do que se trata, ai não sei se leio ou não ela.
    Mas gostei da sua resenha, por ter conseguido explicar bem a essencia da série sem soltar spoilers dos anteriores, e consegui pegar mais ou menos do que se trata, e fiquei bem curiosa pra ler essa série agora ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    O que me convenceu a ler o livro é você ter falado que ele nos ensina a lidar sobre as diferenças, isso é muito importante para mim.
    Além disso, seu ponto de vista abriu meus olhos para esse livro que eu não havia tido interesse nas outras vezes que vi ele por aí!
    Obrigada por ter despertado minha curiosidade.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quando eu vi essa coleção no stand da Valentina na Bienal-RJ 2015, achei que sua história devia ser fascinante. As capas me pareceram chamativas demais, meio espalhafatosas. Seu texto está bem desenvolvido e não cheguei a perceber tanto spoiler assim (mas eu nem ligo muito se tivee).
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito dessa série e ainda mais de ter algumas perguntas do primeiro livro respondidas nesse segundo volume. Torci demais pelo romance entre Ana e Sam e mais ainda para Ana ser reconhecida como igual em meio aqueles habitantes da cidade. Estou super ansiosa pelo desfecho da série, espero que a Valentina lance logo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oiii
    Eu não tive a oportunidade de ler o livro ainda,mas sempre leio resenhas que me deixam super curiosa quanto a historia dele.
    Acho que de cara o que chama a atenção são as capas.
    E a sinopse só me faz ficar mais louca kkkk
    Sua resenha é bem estruturada e explicativa,colocou muito detalhes a mostra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rafella! ^^
    Ainda não li o outro livro, mas não consegui me controlar e tive que ler a sua resenha super empolgada para pegar uns spoilers!!! hahaha :D
    Acho muito bacana a ideia desse livro e tenho uma curiosidade enorme de saber como a autora ta construindo essa história. O.O A capa ta linda e da para ver que a editora ta fazendo um ótimo trabalho.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Eu acho esses livros muito bonitos, aliás , acho que a Valentina sempre arraza em suas edições , mas essa série / trilogia não me chama a atenção. Já pensei em comprar algumas vezes para dar uma chance , mas sempre passo outros livros na frente , quem sabe uma hora não tenho uma oportunidade melhor e dou uma chance né ?
    Adorei a resenha e que bom que você tomou cuidado com spoiler , acho isso muito importante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Eu conheci essa trilogia na retrospectiva da Valentina que teve aqui na cidade onde moro, e uma das coordenadoras do evento, desatou a falar dessa estória, ela falou com tanta empolgação que fiquei com vontade de ler, mas por falta de verba ainda não o li. E depois dessa sua resenha, eu fiquei com ainda mais vontade de ler.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Rafa, gostei muito do primeiro livro, mas fiquei extremamente feliz por saber que nesse volume temos explicações sobre a Ana, porque fiquei morrendo de curiosidade de entender mais sobre o surgimento dela. Acho que vou sofrer muito pela forma com que ela sofre violências de vários tipos nesse volume, mas isso vai me fazer gostar ainda mais da história. E sim, a visão de reencarnação desse livro é uma coisa muito peculiar, mais de fantasia mesmo. Estou louca pra ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  33. Opa! Nada de maldição do segundo livro por aqui! Os personagens estão amadurecendo, tem novidade pra desfecho no último... Bom quando a trilogia não baixa a qualidade. Amei a diagramação, muito fofinha! E essa capa tá linda, aliás a primeira também estava. A Valentina arrasa na parte gráfica.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  34. Oiie,

    Como não li o primeiro livro da série pulei a sinopse kkk obrigada por avisar. Fiquei mega curiosa para conhecer a Ana e o San, acho que vou gostar muito dessa estória. Espero lê em breve e poder compartilhar com você.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  35. Gente, preciso confessar, como li resenha de Fantasia hoje, eu não curto muito o gênero, mas a cada resenha que leio, a cada história interessante, esta me dando vontade de conhecer. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  36. Oi Rafa,
    Achei linda essa foto que mostra a diagramação.
    Desde o lançamento esse livro e o primeiro vem sendo bem elogiados, MAS ainda não deu aquela vontade de lê-los (acho que é a falta de tempo mesmo), mas gostei muito de saber que esse livro trata das diferenças, acho bacana essa temática, mais para frente pretendo começar essas série.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...