Resenha #41 - Metamorfose? (Gail Carriger)

| |


Título original: Changeless
Série: O Protetorado da Sombrinha #2
Editora: Valentina
Ano: 2013
Tradução: Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 320

Nessa resenha não há spoiler desse livro ou do livro anterior: Alma?. Mas recomendo que pule a sinopse.





Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. 

Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.

Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. 

Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. 


Metamorfose? é o segundo livro da série de Steampunk O Protetorado da Sombrinha. A história desse livro começa alguns meses depois do final de Alma? e Alexia se vê em outro mistério sobrenatural. Agora em determinados locais de Londres vampiros e lobisomens estão com seus efeitos sobrenaturais anulados, ou seja, voltaram a ser humanos, e vários fantasmas se encontram exorcizados. A única pessoa que possui esse dom de anular os efeitos sobrenaturais é Alexia, mas se não é ela quem está fazendo isso, o que será que está aconteceu que está colocando em perigo toda a população sobrenatural de Londres?

Nesse segundo volume Alexia está ainda mais sincera e determinada do que antes, ela terá que enfrentar soldados que acabaram de voltar de uma missão em seu jardim, uma população sobrenatural revoltada e uma rainha Vitória que está indignada com essa situação. Nesse livro iremos conhecer novas personagens, como a Madame Lefoux e suas roupas masculinas bem pouco apropriadas para a época, e várias figuras da antiga alcateia de Lorde Maccon. Também iremos ver mais de Ivy Hisselpenny e seus chapéus ainda mais escandalosos e sua irmã intragável Felicity Lontwill. 


" - Se eu estivesse, usaria contra os inimigos as farpas da língua de Felicity, para que os derrotássemos totalmente." (pág. 172)

Em Metamorfose? entramos em contato com mais aparelhos tecnológicos e sua forma de funcionamento que será de importância vital para a resolução do mistério dos fantasmas exorcizados e o surto de humanização dos seres sobrenaturais. Vamos conhecer mais do passado de Lorde Maccon, porque ele deixou sua antiga alcateia, e entender mais um pouco do mistério que ainda ficou do primeiro livro. Também iremos saber um pouco mais sobre os fantasmas, que não aparecem muito no primeiro livro e sobre a metamorfose. Vamos acompanhar um passeio de dirigível e os diferentes costumes dos lobisomens da Escócia. Isso em meio a diálogos sarcásticos e inteligentes, vestidos, carruagens e uma sombrinha ainda mais potente. 

" - Claro que não. Algo bem mais importante: perfume. Não podemos esperar que combata o crime sem cheirar bem, né?" (pág. 89)

Esse segundo volume consegue manter o nível do primeiro, com seus diálogos inteligentes e situações cada vez mais perigosas. A Alexia continua com sua personalidade forte, determinada e mais sincera do que nunca. Lorde Maccon continua o mesmo lorde de sempre e suas tiradas continuam sensacionais, e ele continua aparecendo pelado, e em algumas vezes em público. A relação entre os dois está bem mais íntima e super divertida de acompanhar. Adorei o pensamento rápido e a inteligência da Alexia em descobrir a fonte de humanização dos seres sobrenaturais e em como ela resolveu isso. O livro continua extremamente engraçado e me fez dar várias risadas. 

A única coisa que me incomodou nesse livro, que não tinha acontecido no primeiro, é algumas explicações bem detalhadas do funcionamento de um determinado aparelho. Acabei não entendendo muita coisa e fiquei entediada nessa parte, mas por pouco tempo, pois vê-lo em funcionamento é outra coisa. Também em alguns momentos me senti um pouco irritada com a Ivy. Como ela não apareceu muito no primeiro livro não senti isso, mas nesse, em alguns momentos eu senti ela um pouco burrinha e dramática demais. Entretanto, tenho que admitir que várias das minhas risadas foram por causa desse jeito dela.

O final do livro é simplesmente enlouquecedor como muitos me disseram, realmente não vejo a hora de poder ler Inocência e ver como essa situação irá se resolver. A Alexia consegue se meter nas situações mais impossíveis. 

A diagramação do livro mantém o padrão excelente do primeiro livro, os capítulos continuam grandinhos, mas a narrativa é tão envolvente que nem se percebe. 

Essa é a minha primeira resenha de livro que é continuação de série, e tenho medo de falar demais e acabar soltando algum spoiler. Sei como as vezes a pessoa não leu nem o primeiro livro da série, e então é chato, e também não posso falar muito senão a pessoa se sentirá perdido. Enfim, continuo recomendando a série... as situações pela qual a Alexia passam continuam sendo bem curiosas e misteriosas e a série está tomando um ritmo bem alucinante. 


Essa resenha atende ao:
*2015 Reading Challenge - Tema 2: Um livro ambientado em um lugar que você sempre quis conhecer



Essa é a última postagem válida para o TOP Comentarista. Os comentários poderão ser feitos até as 23:59h de amanhã (dia 01/05)




22 comentários:

  1. Cada vez estou me apaixonando mais por essa série e por esse gênero de que eu pouco conhecia.Alexia é uma personagem bem sagaz e inteligente,é impossível não torcer por ela e como assim Lorde Maccon continua aparecendo pelado e em público?,vou ter que ler logo.PS:Só agora fui notar que aquilo lá trás na capa era um dirigível ou algo assim,sempre achei que fosse uma mosca gigante kkk

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus ultimo post do top comentarista e acho que comentei tudo, nem acreditooooo! Agora é torcer pra ser a vencedora, mas torcer muito porque eu sou tao azarada que olha hahaha então, eu fiquei curiosa com Alma, e agora também, mas só vou ler se comprar o livro físico porque to sem tempo nenhum pra ebooks.
    Beijao Rafa, foi um prazer conhecer seu blog e mesmo se eu não ganhar (o que espero que não aconteça kkkk) vou continuar vindo aqui pra ler seus posts.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um livrinho aqui e ele tem os primeiros capítulos de Alma?. Eu gostei bastante e fiquei super curiosa para saber o desenrolar do livro, aí vem você e joga essa bomba para mim que esse segundo livro é instigante assim. Dese jeito não consigo haha

    ResponderExcluir
  4. O que mais gostei no livro, além do envolvimento de seres sobrenaturais, foi o fato de que a personagem principal, Alexia, teve um bom desenvolvimento, principalmente por tornar-se mais sincera e determinada!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não tenho muito contato com o gênero steampunk, não por falta de vontade. Mas essa série me chama muita atenção. Acho os elementos que a autora misturou diferentes, e acho que isso só enriquece a trama. Além disso, as capas são lindas e detalhadas!

    ResponderExcluir
  6. Tem lógica eu ficar mais interessado na leitura do segundo volume do que do primeiro? Talvez seja porque essa resenha ficou melhor que a outra, haha, mas mesmo assim ainda não sei se lerei... a história em si, o foxo geral, não me chama atenção :/

    Bjs.

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  7. Deve ser louco vê o Lorde pelado hein kkkk infelizmente não me interessei muito pela série, talvez seja porque, como você disse meio que me perdi na história. Mas também acho que o gênero não tem muito a ver comigo, então este eu passo.

    ResponderExcluir
  8. eu li faz poucos dias o primeiro livro e adorei, agora to esperando chegar esse livro que comprei faz pouco tempo e da continuidade nessa leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. É extremamente dificil resenhar livro de série sem soltar spoiler, mas você foi muito bem =D
    Sua opinião do livro é a mesma que a minha. O final nos mata do coração (corri para saber o que você tinha achado hahaha) e as explicações exageradas davam sono. Quanto a Ivy.. eu já achava meio sem noção no primeiro livro, dessa vez só confirmei hahaha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Me interessei por Alma? mas esse parece mais legal por conta da relação entre Alexia e o Lorde Maccon estar mais íntima.
    A Alexia parece uma personagem incrível! E o Lorde pelado? Como assim? hahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Esse parece mais legal e engraçado que o primeiro!!
    A Alexia tem jeito de ter aquela personalidade supermarcante, bom humor e que nos faz viciar na leituras, mas até, por causa dela!
    E o lorde Maccon (eu ia escrever bacon kkkk) tem um jeitãooo de bonitão, legal e estranho até, sai peladão por aí, oxeee!
    To loooouca para ler, é trilogia né??
    Eu ganhei 3 marcadores deles, mas o livro que é bom, nadaa kkkk
    bjoos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa serie, mas super amei a resenha. Vou por na minha lista pra ler.

    ResponderExcluir
  13. Estou começando a me apaixonar por Protetorado aos pouquinhos. O que não me agrada mesmo é a capa! Mas vou dar uma chance sim. Estou louca para começar a ler steampunks!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Eu estou com tanta vontade de ler esse livro! Gostei tanto desse universo steampunk. E tenho certeza que vou gostar da protagonista. Gosto quando elas são fortes e decididas. Já está na lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafaela,
    Pensa num livro que eu tenho, mas que ainda não tive coragem de ler? Sim, o livro 1 de protetorado da sombrinha. Agora, depois da resenha eu tomei coragem.
    Gi (Boo Nina)
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/05/les-revenantsum-sopro-de-vida-frances.html

    ResponderExcluir
  16. Ah meu Deus!
    Eu morro a cada resenha que leio dessa série. Sério, eu necessito começar a ler essa série.Todas as resenhas que leio é positiva, e a cada novo ponto de vista que vocês me apresentam eu fico mais encantada.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa, tudo bem??
    Eu vivo em uma guerra interna... ora quero ler o livro e ora perco a vontade... vejo somente elogios a esta série... mesmo com a ressalva que você deixou de entendimento. Parece que Alexia é uma personagem cativante e que todos gostam muito... sua resenha ficou ótima... adoro elas... xero!

    ResponderExcluir
  18. goi uma resenha bastante positiva para um segundo livro, que geralmente costuma ser um livro tenso (tipo o livro amaldiçoado das séries).
    parece que foi bem divertido na medida do possível e espero ler a série o mais rápido possível.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Esses diálogos sarcásticos e inteligentes me deixam sempre mega feliz!!! A Alexia realmente tem o dom de se meter numas situações que acho que ninguém mais conseguiria, e me divirto muito com os livros do Protetorado! Não fiquei tão desesperada com o final, simplesmente porque é tão errado acontecer uma coisa daquelas que sei que vai se resolver... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá Rafa, gostei de saber que a protagonista tem uma personalidade forte e que ao final da leitura ela deixa aquela ansiedade para continuação <3 Espero poder começar a ler essa serie me breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa, já li esse livro e a autora se tornou uma das minhas preferidas, bom sou obrigada a discordar de você quanto a autora manter o nível, Metamorfose? é bom sim, gostei bastante, mas não o achei tão hilariante quanto Alma? e concordo com vc qto a as descrições detalhadas, as vezes isso é um pé no saco rs. Mas em Inocência? as coisas voltam a melhorar rs

    ResponderExcluir
  22. Nessas horas eu queria gostar de fantasia. </3 Dreh fala muito bem dessa série, as resenhas que vejo são como a sua... Mas não rola vampiro e lobisomem. :(
    Pena que a autora pesou a mão nas explicações. E essa mudança da personagem sempre acontece, que bom que vc conseguiu enxergar pontos positivos mesmo na chatice dela.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...