Resenha #19 - A Máquina de Contar Histórias (Maurício Gomyde) + Fotos do Evento

| |

Título: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito (Novas Páginas)
ISBN: 978-85-8163-504-0
Ano: 2014
Páginas: 192

Sinopse:



"Livro bom é aquele que, quando você termina, tem vontade de ficar amigo do escritor." Salinger

Foi com essa frase em mente que eu pensei em começar essa resenha quando terminei de ler o livro hoje de madrugada... e fui correndo postar sobre minha leitura no Instagram. E como eu já disse antes, eu tenho muita dificuldade para falar de um livro que eu gostei, falar de um que eu amei então, é praticamente impossível.

Como eu já tinha postado aqui, sábado eu fui ao evento de lançamento do livro. E comecei a ler ele no trem a caminho da livraria. Na hora de dar o autógrafo o Maurício perguntou se eu não tinha realmente lido nada, e quando eu confirmei, a dedicatória dele foi desejando que eu me encantasse com o livro, e realmente foi isso o que aconteceu. 

A Máquina de Contar Histórias conta sobre a história de Vinícius Becker, autor best-seller, e que está lançando seu 10º livro, "A Máquina de Contar Histórias". Entretanto, é no dia do evento de lançamento que sua esposa, Viviana, morre no hospital devido a leucemia, deixando suas duas filhas, Valentina e Viviana sozinhas como um pai que elas não gostam.

Vinícius é um grande escritor. Frio, metódico e que possuía planilhas para criações de personagens, de cenas e de como escrever o parágrafo perfeito e fazer o leitor chorar. Foi devido a esse anseio de escrever cada vez mais, vender cada vez mais, e também devido a doença da esposa, que ele se afastou cada vez mais da família, se isolando, abrindo mão cada vez mais da convivência da esposa e das duas filhas.


"Um ritual ensaiado a exaustão para algo que, no íntimo, Vinícius sempre acreditou: escrever era um exercício, e, uma vez aplicadas as técnicas, não tinha como dar errado." (pg. 11)

Quando Viviana morre, Vinícius se vê sem chão. Sem o amor da sua vida e com o desprezo das suas filhas, ele começa então a perceber como foi egoísta e percebe como  esteve afastado da família. E ele precisa reverter isso, arrumar uma forma de conseguir unir a família V novamente, mesmo faltando uma parte essencial dela.

E é nessa luta por obter o carinho e amor das famílias e reaprender a amar que está a beleza do livro. A Máquina de Contar Histórias é um livro que fala de amor, de perda, de superação, de perdão, e de como essa bela arte que é a escrita pode ser capaz de unir as pessoas. 

Entretanto, essa tarefa não é fácil para Vinícius. Valentina é uma adolescente de 16 anos e que tinha um amor incondicional pela mãe, e não entendia como Vinícius não era capaz de abandonar sua carreira para ficar com ela. Ela fica extremamente revoltada quando seu pai não está com a família no último momento da mãe, para segurar a mão dela. Vida, por outro lado, é uma criança extremamente fofa e que dar um ar inocente a trama, sempre com suas perguntas cativantes, ela não entende exatamente o que está acontecendo.

O livro nos mostra a busca de Vinícius pelo perdão e o amor das filhas. E não vou falar como ele vai resolver fazer isso, porque é genial ir descobrindo aos poucos, e sério, o Vinícius e o Maurício pensaram em tudo. 

Esse livro fez eu me sentir dentro da história, junto com a família V, sofrendo e aprendendo com ela. Eu senti pena do Vinícius pelas tentativas frustadas de ser reaproximar, mas também senti raiva por ele ter deixado a situação chegar do jeito que estava, senti orgulho pela força da Valentina para ficar com a mãe e pela inteligência dela, e fiquei extremamente cativada pela fofura da Vida e suas perguntas "Pai, você é famoso?"




"... No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade." (pg. 126)


E foi exatamente assim que me senti, completamente inserida na realidade do livro. Os diálogos são extremamente inteligentes, os personagens são complexos e completos, e principalmente, são reais.

A diagramação do livro está ótima, letras em tamanho normal e um bom espaçamento, tornando a leitura confortável e isso aliado a narrativa fluida do autor, não vemos nem as páginas passarem. Além disso, tem detalhes no início dos capítulos, com letras e botões de play, pause e stop. Além disso, o livro possui capítulos curtos, que é algo que eu aprecio bastante. 

Vou terminar essa resenha dizendo para prepararem os lencinhos. Eu tenho uma enorme dificuldade em chorar com o livro, e até aguentei bem, mas na última parte, não deu para segurar. Concluindo, eu terminei a leitura com a cara inchada, mas extremamente contente por ter tido a oportunidade de ler um livro tão incrível. O livro se tornou um dos meus favoritos, por todas as mensagens de perdão, amor e superação que me ensinou. E definitivamente, eu preciso ler os demais livros do autor, que não sei porque não li antes.


Para quem gostou da resenha e quer conferir a história, eu vou fazer um sorteio de um kit com um exemplar do livro autografado + marcadores (5 marcadores dos livros do autor + marcadores diversos) e um chaveiro superfofo feito pelas "Poderosas do Gomyde" que foi o grupo que ajudou a organizar o evento. Fiquem ligados!!






Confiram algumas fotos do evento que ocorreu no sábado (13/09) na Livraria Cultura no Rio de Janeiro. Foi um evento muito legal, super bem organizado, com sorteios incríveis que eu não ganhei nenhum (como sempre). Teve um clima super descontraído e convidativo com um bate-papo muito agradável. O Maurício é uma pessoa super simpática, adorei poder conhecê-lo.


Mesa super linda. Teve docinhos. Livros de outros autores, caneca e boxes dos livros independentes para sorteio.
Maurício e as "Poderosas do Gomyde" falando sobre cada um dos livros.

Crédito da Foto: Prazer, me chamo Livro







32 comentários:

  1. Oi, Rafaella!
    Gostei da sua resenha!
    Vou aguardar esse sorteio!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Você vai sortear o chaveiro??? :O Não creio!
    Fico muito feliz que você tenha gostado do evento e dos brindes. Mais contente ainda fico por saber que você gostou do livro. Eu sempre faço a maior propaganda dele e adoro saber que alguém amou tanto quanto eu. Também sou difícil de chorar, mas acho que derramei lágrimas na mesma parte que vc. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giu, o chaveiro tá tão fofo, confesso que fico com pena de sorteá-lo, mas as pessoas merecem essa fofura *-*... mas o meu ninguém pega. O evento foi incrível, parabéns a vocês e as outras meninas pela dedicação. Eu amei o livro e com certeza virou um dos favoritos da vida. Agora preciso ler os demais livros *-*

      Beijinhos!!

      Excluir
  3. Oiee =)
    Menina o Gomyde é uma graça, gosto desse homiiim, no bom sentido :p
    Gosto da forma que escreve e consegue me emocionar com seus livros. ganhei esse de presente de aniversário, mas ainda não o li, contudo tenho certeza que será mais uma que irá me tocar e precisarei ler com lencinho.

    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  4. Rafa não vejo a hora de ler , só que lerei em casa para não chorar no metrô, a sinopse é linda assim como a capa . beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Aaah vc tbm foi no evento que deeemais!!
    Eu ainda não li o livro, já vi muitas resenhas positivas e negativas sobre ela, preciso conhecer a escrita do autor. Sua resenha esta incrivel. Eu tbm tenho dificuldades para chorar com livros....


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Esse é o livro nacional que eu mais quero ler, queria tannntoooo um autógrafo do Maurício, já sou fã só de todo mundo falar tão bem dele.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Olha só o poder da blogosfera: quando eu havia visto este livro pela primeira vez não me interessei, mas foram tantas resenhas positivas (uma seguida da outra) e posts com eventos do autor que acabei ficando curioso com a história e querendo saber porquê as pessoas estavam falando tão bem do livro. Ainda não li, mas tô bem interessado desde a resenha que me fez querer ler. Espero poder um dia ir em algum evento como esse também e que legal que teremos sorteio por aqui, vou tentar participar!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha !
    Esperando o sorteio porque preciso muuito desse livro

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Adorei sua resenha, e fiquei contente por saber que esse livro é realmente bom. Tenho pretensões de ler o Maurício, porém ainda não tive oportunidade. Pelo que li em sua resenha, o livro parece daqueles que nos dão lições para a vida toda e que nos fazem pensar acerca de nossas vidas. Será que A Maquina de Contar Histórias me fará chorar também? Vou ler para descobrir. :)
    *O evento pareceu ótimo, inveja de ti por ter conseguido o autografo
    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa, eu tenho um coração de pedra para livros, mas diferente de você, acredito que com esse não vai ser diferente.
    Já tive a oportunidade de ler outras obras do autor e ele sabe realmente cativar o leitor, mas pra chorar preciso de algo que me tire totalmente da minha zona de conforto.
    Mauricio é super gente boa, né?

    Beijos
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  11. Oiii Rafa
    Nunca li nada do Maurício, mas tenho muita curiosidade! Tenho aqui em casa O mundo de vidro, que espero poder ler em breve.
    Conheci o Maurício esse ano, e ele é um querido, super atencioso, espero poder reencontra-lo mais.
    Adorei as fotos do evento, parecia estar muito legal
    Adorei!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei tanto desse livro! E essa citação foi uma das minhas preferidas, do Salinger. Também foi difícil pra mim resenahr o livro, amei a Valentina, sorri e chorei com a família becker.

    A gente colocou nas nossas resenhas praticamente as mesmas citações haahha! Adorei demais o livro e o Maurício é um querido, ele é um autor maravilhoso e pessoalmente é super gente boa!Queria ter ido nesse evento, fiquei com vontade com você e a Giu falando :(

    ResponderExcluir
  13. Ahh Rafa.. vou dizer, pensei que ia me afogar em lágrimas e acho que foi justamente por isso que pouco chorei ao ler o livro. Mas os olhos ficaram marejados a todo instante e eu, obviamente, já intimei muita gente a ler.
    Você escolheu belos quotes do livro. Eu li ele tão rápido e tão concentrada que quase não marquei nenhum.. vou aproveitar a resenha alheia para marcar minhas partes preferidas rs
    O mais emocionante desse livro é que você entende o pai e a filha. Coração de leitor dividido é um problema sério hahaha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Amei essa última foto do evento, ficou linda!! Aliás, estava tudo lindo por lá, deve ter sido uma tarde muito mais que especial.

    Quanto ao livro, também amei demais, também me acabei de chorar no final e, apesar de ser o terceiro livro do autor que li, foi o que me fez realmente virar fã. Ver o Vinícius tentando reconquistar o amor das filhas e conseguir o perdão da Valentina é muito emocionante! Uma história que todo mundo devia ler, porque traz mesmo belas lições de perdão, amor e superação.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Gente tô doida por causa desse livro faz tempo!!!! Mas com as tri, quadri e lá vai logias eu nunca tenho $ pra comprar ele pq as séries não acabam mais! Quero livros únicos hahahaha eu to participando do sorteio e foi bom conhecer vcs pq adorei o blog! Uma fofura!

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga linda, me encantei com essa capa <3 Ainda não li nada do Mauricio, mas só ouvi elogios das obras dele. Então, ele merece todo esse sucesso que está fazendo. Mal posso esperar para ler esse livro, mas acredite ou não, quando eu vou para comprá-lo não o encontro. =( Adorei a sua resenha, só fiquei com ainda mais vontade de lê-lo. Espero que dessa vez a sorte esteja ao meu favor HAHAHAHHA

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  17. Oi, adorei a sua resenha
    minha emoção foi enorme quando eu ganhei esse livro, eu quase tive um surto
    á terminei de ler e eu adorei ele, sem falar que ele é nacional....
    caramba esse autores brasileiros tão otimos nos últimos tempos

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa! Há quanto tempo, né? Eu quero ler esse livro desde o lançamento e estou muito curiosa pelas outras obras do Maurício pelo que já li sobre elas. Adorei sua resenha, estou no clima certo para ler esse livro, acho, espero poder fazê-lo em breve.

    Dany
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha lido uma resenha desse livro antes e o meu interesse só cresceu após ler a sua. Acho que vou gostar a leitura parece ser bem leve :)

    Abraços
    http://dezenove--primaveras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. OI Rafa, primeiramente, parabéns pela linda resenha, já a muito tempo tô ensaiando comprar este livro, sua resenha só me fez ter mais vontade, sempre vejo pessoas postando maravilhas sobre o livro e a simpatia do Maurício. espero brevemente comprar e ler. Bjus

    ResponderExcluir
  21. Ai que fofaaaa, fiquei super interessada na história! Fiquei mega interessada em saber um pouco sobre o processo de escrever e cuidar da família...

    www.retalhosassimetricos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo do livro, de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito dos livros do Maurício Gomyde e esse parece ser ótimo, bastante emocionante, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  24. Rafaella!
    Tive oportunidade de ler esse livro e fico fascinada com a forma de escrita do Maurício que leva a nós leitores, fazermos parte de todo enredo, porque entramos de cabeça e absorvermos cada página do livro.

    O evento deve ter sido fascinante.

    Domingo de consciência ao votar!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ah, que história linda, eu sempre quis ler este livro, Maurício é nacional, e eu adoro nacionais também, a capa é fofa e a resenha me deu mais curiosidade ainda :3
    Beijos :*
    oslivrostemasas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. pela sua resenha, ja deu p/ notar o quanto o livro "maquina de contar historias" e lindo/emocionante. eu fiquei morrendo de curiosidade de conhece-lo e me emocionar muito tambem com cada pagina. e tambem quero conhecer outros livros do mauricio, que por sua vez, parecem ser incriveis!

    ResponderExcluir
  27. Assim que vi esse lançamento eu me encantei com a sinopse, acredito que o Gomyde acertou em cheio quando resolveu escrever esse livro, acho dignificante o processo de redenção que o protagonista busca em relação a sua vida afetiva e familiar. E comum imaginarmos que o sucesso suba a cabeça e distancie a pessoa daquilo que realmente presa, Gomyde soube bem trabalhar esse tema e consegui de uma forma única prender seus leitores a uma obra perfeita.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  28. Adorei a sinopse e sua resenha completou... Aguardando a oportunidade para comprar e poder ler. Relações familiares conflituosas são sempre uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Linda! Eu já li este livro e apesar de achar que faltou algo a mais nele a história é realmente emocionante

    Beijs

    ResponderExcluir
  30. Aaai que lindoo.. adorei a resenha, e as fotos estão muito fofas, me interessei bastante ler. To super ansiosa :D

    ResponderExcluir
  31. Oi Rafaella, tudo bom??fico muito feliz em ver nossos autores nacionais ganhando o mercado brasileiro e podendo mostrar seu talento a todos os leitores. O Maurício, ele tem um jeito de escrever que nos envolve na história. Pelo que vejo em sua resenha, esse novo livro dele é tocante, cheio de emoções, superações, perdão, reconquista,perdas. Parabéns pela resenha. Quero muito ler e ter esse livro...bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...