Resenha #15 - Contos de uma Fada (Letícia Black)

| |

Título: Contos de uma Fada
Autora: Letícia Black
Editora: Novo Século (Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 9788576798194
Ano: 2012
Páginas: 320

Sinopse: UM JULGAMENTO AGUARDA POR MICHELLE. SEU CRIME? NASCER. Michelle está prestes a ter sua vida virada de cabeça para baixo. Ela passa de uma simples garota carioca que gasta seu tempo livre com o namorado, Guilherme, para uma princesa de Lammertia, a terra das fadas. Descobrindo ser fruto da junção perigosa de elfos e fadas e que não deveria ter sobrevivido aos primeiros segundos de vida, Michelle parte para a Nascente das Montanhas com a ajuda de seus novos e mágicos cúmplices. Ela tem de convencer a todos do reino que pode continuar viva; e isso não será nada fácil. Tudo o que a nova princesa deseja é voltar para casa e para seu namorado. Mas antes terá de mudar o mundo das fadas para sempre. Será que ela vai conseguir? 


Começo essa resenha dizendo que é bem difícil falar desse livro, porque eu simplesmente amei, e quando eu amo um livro, não acho palavras suficiente para dizer porque eu me senti assim. De qualquer forma, Contos de uma Fada foi o segundo livro que eu li para o Desafio de Férias #EuLeioNacionais.

O livro conta a história de Michelle, uma adolescente normal que vive no Rio de Janeiro e acaba de descobrir que é adotada. Passado alguns dias, ela descobre que na verdade é uma fada. Aliás, não apenas uma fada. Ela é uma hibrida de fada e elfo, uma união totalmente perigosa e que por isso ela corre risco.

Ao nascer, Michelle foi enviada a terra para o seu próprio bem. Seus pais biológicos, Kathelynn, uma fada, e Tharlion, um elfo, tiveram um relacionamento proibido e ela foi fruto desse relacionamento. Apenas por isso, Michelle já deveria morrer ao nascer, por isso seus pais decidiram enviá-la a terra até ela se transformar e poder voltar ao reino.

Michelle foi adotada por um casal. Cresceu achando que era filha biológica deles, e descobre de forma drástica que é adotada e foge de casa. Ela recebe apoio de seu namorado Guilherme e a irmã deste Mariana e passa a morar com eles. 

Entretanto, o dia de sua transformação chega e ela é obrigada a ir para Lammertia e se vê obrigada a abandonar seu namorado. Ela descobre que é uma fada, mais especificamente uma hibrida, e descobre que é a princesa do reino de Lammertia. Kathelynn, sua mãe, é a rainha das fadas. Michelle também descobre que tem um irmão, Kieran, hibrido como ela.

Ao chegar em Lammertia, ela e seu irmão passam por um julgamento para decidirem se eles merecem ou não sobreviverem. A sociedade das fadas é extremamente rígida: fadas só podem se relacionar com humanos para reprodução; não podem ter sentimento por eles; só devem se relacionar entre elas. Relacionamento entre espécies diferentes é extremamente proibido e perigoso.

Michelle terá que conviver entre ser uma fada e seu desejo de voltar para os braços de Guilherme. Em Lammertia, ela aprende a ser uma fada e em como ser uma princesa, lidando com preconceito por ser diferente. Aprende a controlar sua magia - as fadas possuem magia natural da água e do ar; e por ser meio elfo, ela também possui a magia da terra e do fogo - e se ela não souber usar pode ser extremamente perigosa.

Ao descobrir que não pode voltar a terra - ela recebeu uma carga de grande poder quando adquiriu asas e apenas um pouco tempo na terra é o suficiente para matá-la - ela não se conforma e tentará uma forma de reverter isso. Ela simplesmente não pode viver sem ter se despedido de Guilherme, sem que ele saiba que ela não o abandonou. Devido a isso, ela arruma um meio de conseguir voltar a terra, e contará com aliados surpreendentes e passará por algumas situações bem difíceis para conseguir o que quer.

As fadas são divididas em castas (definida pelas cores de suas asas) e cada uma tem uma função na sociedade: as rosas são experts em sentimentos; as amarelas são inteligentes e viajam todo o reino realizando pesquisa; as fadas da casta azul são responsáveis pela proteção e guarda da províncias; e as verdes estudam o passado e estudam as pesquisas das fadas amarelas.

Michelle tem um conselho composto por quatro fadas, uma de cada casta. São elas que a ajudam nas aulas, nos afazeres do dia a dia e em outras coisas. Pouco a pouco a gente conhece melhor cada uma e não tem como não gostar da Siena e seu modo doce de ver as coisas; Lorena e sua inteligência e proteção; Anne e sua inteligência e espírito maternal e Sophia, com seu jeito tímido, mas completamente leal. 

Esse é um livro que foca bastante nas relações humanas. Os relacionamentos são bem desenvolvidos. A amizade que se forma entre Michelle e as meninas, o relacionamento com Kieran que logo se torna seu melhor amigo, confidente, porto seguro. Aliás, amei o Kieran, quero um irmãozinho que nem ele. Também mostra o relacionamento com a mãe, a rainha Kathelynn, que é displicente com sua filha, mas que mesmo assim a ama. E mais para o final do livro, mostra o pai de Michelle, Tharlion e as cenas dos dois são incríveis. Michelle e Tharlion rapidamente adquirem um amor fraterno incrível.

Não se pode esquecer do namoro entre Michelle e o Guilherme. Confesso que esse foi um dos casais mais lindos que eu já vi. Os dois tinham uma cumplicidade incrível, um era o porto seguro do outro. Eles tinham plano de casar e ter filhos e se amavam muito. Por isso é extremamente dolorosa essa separação dos dois.

Não sei mais o que falar para não soltar spoiler. O livro é simplesmente incrível. Me fez sentir a dor e a angústia da Michelle em diversos momentos, me fez torcer por ela quando estava em dificuldade, me fez sorrir quando ela conseguia controlar uma magia e quando ela as usa para sobreviver em um momento de dificuldade. E me fez ficar com o coração na mão nas últimas páginas. 

Recomendo esse livro para quem quer uma história de fantasia muito bem desenvolvida, com uma personagem principal forte e que luta por aquilo o que quer e não abaixa a cabeça para ninguém, mas é inteligente para saber quando não consegue lidar com uma situação sozinha. É uma história que fala de preconceito e intolerância e as consequências disso, mas mostra como o amor é forte e que ele é capaz de sobreviver a diversas adversidades.

A diagramação do livro é simples, mas boa. As letras são um pouco pequenas, mas não comprometem a leitura. Encontrei alguns poucos erros de revisão, mas nada grave. Ao final do livro há um mapa com do reino de Lammertia com as diferentes províncias. Cada província é habitada por uma espécie diferente: bruxas/magos, anões, ninfas, elfos, e os etorns (híbridos de fadas com magos). 

Detalhe dos títulos dos capítulos

Mapa de Lammertia 

Enfim, recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões, porque não acredito que minha resenha tenha feito jus ao livro maravilhoso que a Letícia escreveu. 





24 comentários:

  1. Oláááá!
    Ai que delicia que é quando a gente ama tanto um livro né?! Nossa senhora. Ainda mais sendo nacional, que é tão pouco falado e divulgado por aí. (me incluo nesse balaio, gostaria de ler muito mais nacionais do que leio)
    Quando os autores conseguem nos fazer sentir o que o personagem está passando é outros 500! Não importa o quão ruim ou boa a história seja parece que só por esse fato o livro valeu a pena. Pelo menos pra mim é assim! :)
    Adoro livros com MAPA, sei lá porque, mas acho sensacional!
    Não conhecia o livro nem a autora, mas vou anotar a dica, com toda certeza!

    um beeijo Lara
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, ano passado eu tinha me comprometido a ler mais livros nacionais e estou gostando da experiência. Tenho conhecidos autores e histórias maravilhoso, e é bem gratificante ver que nosso país tem autores muito talentosos. E nossa, adoro quando um livro me conquista desse jeito que sinto até dificuldades de comentar sobre ele, mas é muito bom.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  2. Muito legal o livro parabens pela resenha amei, abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, que bom que gostou. Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi Rafaaa! Já tinha lido tua resenha lembra?! E a cabeçuda acabou não comentando ¬¬
    Mas então tu me deixou com uma vontade imensa de ler esse livro! Gostei da trama e saber que tu achou ele incrível me fez pensar que vou ser obrigada a gastar haha
    Ele parece passar ótimas lições. #preciso
    Beijokas e parabéns pela resenha s2

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, gostei muito desse livro sim. Achei todo o universo que a autora criou muito bom, ela soube explicar as coisas sem soar entediante. E passa algumas lições importantes sim, sobre amizade, preconceito, coragem e determinação.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  4. genteeee, tem até um mapa de Lammertia! <3
    Rafaella, eu adorei a tua resenha, de verdade! Também acho difícil escrever sobre livros que amamos pois parece que, por mais que a gente escreva, sempre fica faltando algo, né? Mas acho que tu conseguiu me convencer a ler! hehehehe...
    Beijo.
    Karina - http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana, que bom que gostou da resenha. Acho as vezes mais fácil escrever de um livro que eu não gostei muito do que a de um livro que eu amei. Nunca acho que consigo falar direito o que achei. Mas o livro é lindo e se você gosta de livro de fantasias, eu super recomendo.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  5. Oi. Confesso que não curto muito o gênero, mas depois da resenha fiquei com vontade de ler o livro, porque pelo visto foge bastante do convencional. E eu acho super fofo fadas. E também sou a favor de inovação. Talvez eu leia em algum momento.
    Blog lindo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neiva, o livro é bem diferente... bom, eu acho. Nunca li nada sobre fadas, mas gostei bastante do modo que a autora criou o universo nesse livro.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!!

      Excluir
  6. Como a literatura fantástica vem crescendo no Brasil, fico feliz de ver a criatividade dos autores nacionais provando que também podemos criar novas realidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina,

      É verdade, esse gênero está crescendo bastante aqui e é muito bom. Pois temos muitos autores talentosos aqui, e é sempre legal descobrir novos mundos.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!!

      Excluir
  7. Olá!
    Tenho esse livro aqui, mas por causa das parcerias sempre acaba ficando para depois. Gostei de saber que a história é bem desenvolvida e como adoro fantasia não posso demorar mais para ler. Sua resenha foi muito bem desenvolvida e adorei saber que a personagem principal tem meu nome...hehehehe

    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, não perca tempo, leia sim e venha me dizer sua opinião. A autora desenvolveu muito bem a história e os personagens e isso é ótimo!!

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!!

      Excluir
  8. Oiiii Rafa
    Sua resenha está tão empolgada, que vi que vou ter que ler esse livro também kkkk
    Adoro livros com fadas, e esse parece ser perfeito *-*
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, não consigo ser muito parcial quando gosto muito de um livro, rsrs... tenho que melhorar isso. Enfim, eu gostei bastante do livro e o universo que a autora criou é ótimo!! Recomendo!!

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  9. Eu não tinha visto nada sobre esse livro ainda e embora a sua resenha tenha sido muuuito positiva, eu não me interessei tanto assim pelo livro, achei bem bacana a história e amei as ilustrações, mas por enquanto eu não lerei *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem legal, mas cada pessoa tem um gosto diferente :) se um dia mudar de ideia e ler, adoraria saber sua opinião.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  10. Oláaaaaa, ameiii ler a sua resenha Rafa, até porque é meu livro do momento.
    Quero amar assim como você amou ><
    Será ?
    Torcendo aqui!!
    Estou amando o Gui, ele é fofo. Quero continuar lendo para saber mais.
    Mil beijos da Lêeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gui é um fofo mesmo!! :)

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!!

      Excluir
  11. Oiiii, adoro quando eu leio um livro e adoroooo, é tão ruim quando a gente lê e não gosta..principalmente na hora da resenha, e se for de parceria pior ainda,hahahaha.
    Eu achei a sua resenha maravilhosa, sua empolgação passou pra mim,hahaha,adorei, espero ler um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Simeia, por incrível que pareça, acho que eu tenho mais facilidade em resenhar um livro que não gostei do que um que amei.

      Que bom que gostou da resenha!! :)

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!!

      Excluir
  12. Achei bem interessante .... confesso que essa resenha deixou um gostinho de quero mais!! Estou adorando as suas dicas!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Tenho lido criticas ótimas a respeito desse livro e só aumentam minhas expectativas! Espero poder ter a chance de lê-lo em breve ;D. Sua resenha esta ótima, pude ver o quanto o livro tem elementos intrigantes e que vão fazer o leitor se envolver!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...